Páginas

domingo, 26 de julho de 2015

Como complementar os estudos e estudar sozinho

Olá gente, tudo bem com vocês?


Aposto que muitos de vocês já se perguntaram COMO COMPLEMENTAR OS ESTUDOS ou DÁ PRA ESTUDAR SOZINHO SEM CURSINHO PRESENCIAL? Essa pergunta é muito comum entre os estudantes e a resposta para elas é SIMMMM! Sim, galera existe uma forma muito eficaz de complementar os estudos ou se preparar sozinho para o vestibular. As dicas que vou compartilhar foram e ainda são muito úteis para mim enquanto estudante universitária (Estudo na UFPR). Espero que elas também sejam úteis para todos vocês.




DICA 1: AULA DADA É AULA ESTUDADA

A dica é muito clara, sempre sempre sempre revise suas aulas, faça isso todos os dias. Exemplo: Hoje você teve aula de matemática, português, química, biologia e geografia, revise todas as matérias, faça resumos, resolva os exercícios, assista vídeos sobre os temas das aulas, enfim, o importante é você fazer isso TODOS OS DIAS.

DICA 2: DESCUBRA COMO VOCÊ APRENDE

Nessa dica é fundamental o autoconhecimento, saber que você é e suas habilidades vão te ajudar muito a descobrir a melhor forma de aprendizado, é claro que a gente não aprende só de um jeito, mas conhecer as preferências de nosso cérebro economiza tempo e energia. Exemplo: Quando eu estava me preparando para o vestibular não fiz nenhum cursinho, eu gostava bastante de assistir aulas no Youtube, eu assistia e fazia resumos e foi basicamente dessa maneira que eu estudava para o vestibular. Cada um tem seu estilo de aprender, descubra qual é o seu e arrase no vestiba.

DICA 3: DESCUBRA COMO FUNCIONA O VESTIBULAR DA FACULDADE QUE VOCÊ QUER PASSAR

É sempre bom andar em terrenos conhecidos não é mesmo? No vestibular a melhor forma de saber onde esta pisando é buscar os cadernos de provas dos vestibulares anteriores, na hora de resolver as questões faça da mesma maneira que seria no dia da prova.Exemplo: Na prova da UFPR a primeira fase é composta por 80 questões de múltipla escolha e deve ser feita em até 5 horas.

DICA 4: LEIA MAIS

Leia jornais, revistas, livro, artigos, leia tudo o que você puder e quiser. A leitura ajuda muito a organizar as ideias na hora da redação, ela ajuda a aumentar seu repertório, te da argumentação, reforça sua gramática e ortografia, e no caso de revistas e jornais vai te ajudar a não ficar perdido nas questões sobre atualidades.

DICA 5: TEM DÚVIDAS, PERGUNTE!

Se estiver fazendo cursinho, aproveite para sanar todas as dúvidas que surgir. NÃO TENHA VERGONHA, mesmo que a pergunta pareça boba para seus colegas, pra você não será.

DICA 6: CRIE CÓDIGOS

Está dica esta ligada a dica de número 2, você pode usar canetas coloridas, desenhos, resumos em fichas. O ideal é descobrir algo que te ajude a memorizar, compreender, analisar e aprender o conteúdo.

DICA 7: RELAXE

Durante a semana tire um dia inteiro de folga dos estudos, faça caminhadas, ande de bicicleta, jogue vídeo game. O importante é você relaxar, tentar esquecer-se do vestibular, mesmo que só por um dia *-*


4 comentários:

  1. ótimas dicas,

    Mas pra estuda todo dia digamos em casa tem que ter tempo livre, e bem, eu estudo de manhã trabalho a tarde e estudo a noite também, mas no cursinho a noite eu to muito atrás minha base de aprendizado do colégio publico é muito abaixo do que deveria ser agora to tentando correr atrás, Vou tentar UFPR esse ano espero que de tudo certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliano,

      Sim, é necessário tem um mínimo de tempo livre para se dedicar aos estudos. Realmente a base de aprendizado dos colégios públicos deixam a desejar, mas se você focar nas suas metas e estudar pra valer você logo verá os resultados do seu esforço. Não desanime, mesmo com sua rotina corrida de conciliar o trabalho com os estudos, você pode ter certeza que tudo irá valer a pena quando você ver seu nome na lista de aprovados.

      A gente também espera que tudo dê certo pra você e qualquer coisa é só falar *-*

      Excluir